Já falamos aqui no blog sobre os benefícios das sementes de girassol, mas hoje, falaremos sobre o óleo extraído dessas mesmas sementes.
Se você ainda não ouviu a respeito deste óleo, fique atento aos programas de televisão, revistas e a vários tipos de mídias, que serão lançadas muito em breve pelas indústrias de todo o país. Assim como o óleo de coco, que virou febre nacional em questão de meses, o óleo das sementes de girassol provavelmente terá o mesmo desfecho. Isso porque uma de suas possíveis características é a de queimar a gordura corporal acumulada. O ômega 6 é considerado um ácido graxo essencial, pois não é produzido pelo organismo e deve ser consumido a partir da alimentação. Sabe-se que essa gordura auxilia na redução dos níveis do colesterol ruim (LDL) e também a estabilizar a glicemia. Porém há estudos em desenvolvimento relacionando o ácido linoléico, com a capacidade da redução da gordura corporal devido a sua propriedade de transformar a gordura acumulada em energia disponível para a musculatura.
Mas as qualidades desse óleo não param por aí. Sabe-se que o óleo, especialmente, o da semente do girassol, é rico em vitamina E, uma vitamina antioxidante capaz de proteger as células do corpo contra a degeneração causada pelo estresse oxidativo. Ao longo dos anos, toda a poluição que respiramos, todo a gordura que comemos, todas as emoções negativas que sentimos, todo a privação de sono que passamos, o excesso de ruído que ouvimos, tudo isso, causa o chamado estresse oxidativo, que trata-se, na verdade, de um processo natural que ocorre em todos os seres vivos, porém em nossa vida corrida e altamente intoxicada é sentido mais rapidamente, e uma de suas consequências pode ser o desenvolvimento de vários tipos de cânceres devido a incapacidade do corpo de impedir a degeneração de suas próprias células. Assim, percebe-se a importância que a Vitamina E tem em auxiliar a regeneração das células do corpo ou mesmo em impedir que ocorra uma oxidação excessiva das mesmas.
Benefícios gerais do óleo de girassol:
- Auxiliar da redução dos níveis de colesterol ruim;
- Possível capacidade de reduzir a gordura corporal geral a partir da quebra das moléculas de gordura estocadas, transformando-as em energia para os músculos;
- Efeito antioxidante, promovido pela vitamina E;
- Fonte de ácidos graxos essenciais.
Como é encontrado
O mais comum é o óleo vendido em supermercados ou mesmo casas de produtos naturais. Este é líquido e se assemelha com outros óleos como os de soja e de milho. Mas a tendência atual é produzir em cápsulas por indústrias nutracêuticas. Essas cápsulas são gelatinosas e contém nada mais do que o próprio óleo de girassol revestido. Se for comprar, lembre-se de procurar uma marca de credibilidade e fica a dica de procurar um nutricionista antes de consumi-lo, pois todos os alimentos encapsulados são concentrados e o uso incorreto pode acarretar em riscos para sua saúde. Um nutricionista pode lhe dizer a quantidade correta de consumo diário segundo a necessidade de seu organismo.





